domingo, 19 de maio de 2013

Bolo de iogurte com sementes de chia

 


A semente de chia (Salvia hispanica L.) é um dos superalimentos mais potentes, funcionais e nutritivos do Mundo!
Oriunda do México, trata-se de uma pequena semente de cor castanho claro, cuja composição nutricional e respectivos benefícios para a saúde já são conhecidos há centenas de anos, apesar de recentemente se ouvir falar desta semente.
Extremamente rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3 que se tenha conhecimento até à data. Contém mais ómega-3 que o salmão ou as sementes de linho; mais antioxidantes que os mirtilos, mais fibras que os flocos integrais e mais cálcio do que o leite gordo.
A sua riqueza em ómega 3, entre outros, aumenta a resistência contra doenças e confere propriedades anti-inflamatórias. O óleo de chia é rico em antioxidantes naturais, impedindo a oxidação das gorduras, razão pela qual os ácidos gordos ómega-3 administrados através da chia são extremamente estáveis e podem ser conservados durante muito tempo. 
Retirado do site "Celeiro-Dieta"

Aqui vai uma receita de bolo com esta semente, em casa gostamos muito, não custa nada experimentar mais um bolo.


































Ingredientes

- 3 ovos (separei as gemas das claras)
- 1 pitada de sal (para as claras)
- 1 iogurte grego (sabor a seu gosto)
- 1 medida  (do iogurte) de óleo
- 1/2 medida (do iogurte) de açúcar
- 4 medidas  (do iogurte) de farinha sem fermento
- 1 saqueta de fermento em pó
- 1 colher de sopa de sementes de chia

Preparação

Separei as gemas das claras, bati as gemas com o açúcar, adicionei o óleo, a farinha, o fermento e as sementes.Bati as claras em castelo com um pitada de sal.


 Envolvem-se bem as claras com o preparado de açúcar, unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha, leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20 a 27 minutos.
Retira-se do forno e deixa-se arrefecer. Desenforma-se e sirva.





Bom apetite!