quinta-feira, 16 de maio de 2013

Doce de Mousse de chocolate caseira com natas e bolacha



























Todas as famílias têm as suas tradições em dias de festa, este doce de mousse de chocolate faz parte da nossa ementa nos dias festivos, nunca falta à mesa.

Ingredientes

- 200 gr de chocolate de culinária em barra
- 170 gr de açúcar
- 6 ovos
- 150 gr de margarina (ou manteiga sem sal)
-  2 colheres de sopa de vinho do porto ou licor a gosto
  
- 200 ml de natas bem frescas
- bolacha triturada

Preparação

Derreta o chocolate e a manteiga (margarina) em banho-maria, quando estiver o chocolate derretido, retire do lume e deixe arrefecer um pouco, de seguida adicione as gemas e as duas colheres de sopa de vinho do Porto. Bate bem para envolver as gemas com o chocolate.

Entretanto bate as claras de ovo com o açúcar (utilizei o speedy-chef da Tupperware), junte as claras em castelo à mistura de chocolate e envolve tudo muito bem com ajuda de uma espátula. Bate as natas à parte.

Numa taça coloque uma camada de mousse de chocolate, segue-se uma camada de bolacha triturada, depois as natas batidas, novamente uma camada de bolacha triturada e por fim uma outra camada de mousse de chocolate.

Reserva no frigorífico para ganhar consistência, na altura de servir decora-se a gosto. Uma dica: esta receita se for feita com um ou dois dias de antecedência irá ganhar maior consistência e fica muito melhor.

Bom apetite!