quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Coxinhas de frango com molho de especiarias


Como qualquer mãe que trabalha fora de casa, deparo-me com a difícil tarefa em decidir qual vai ser o nosso jantar de hoje. Passei pelo talho e vi umas coxinhas de frango, imaginei qual seria a nossa refeição, com um pouco de imaginação e voilá.




Ingredientes 

- Coxas de frango (costumo retirar a pele ao frango antes de o cozinhar).
- Batatas médias
- folhas de lour
- azeite (q.b)
- pimentão doce
- sumo de 1 limão
- 2 dentes de alho
- cerveja (q.b)

Realização

Numa taça disponha as coxas de frango, adiciona o sumo de limão, a folha de louro, sal, pimentão doce, os dentes de alho e a cerveja, deixe marinar durante 30 minutos para que a carne toma gosto.


Entretanto descasque as batatas e faça uns pequenos cortes e coze-as em água durante uns 10 minutos. Leve ao forno com uma folho de louro partida e azeite (eu gosto de regar com bastante azeite) uns bons 15 a 20 minutos.


Enquanto que as batatas estão no forno, tratamos da carne, para isso leve uma cebola pequena a alourar e junta-se a carne.

Tapa-se e deixa-se cozer em lume brando durante uns 20 a 25 minutos. Entretanto as batatas já estão prontas para servir.


Bem cá em casa apreciaram muito este prato, principalmente o molho que era muito gostoso.

Bom apetite!








Nova Aquisição



Aqui está ele, o meu forno novinho, o outro já se reformou.

Ontem foi a minha primeira experiência culinária com o meu forno, estou satisfeita.

Até breve.

Congelar ervas aromáticas em azeite

Quando tenho muitas ervas aromáticas congelo em azeite, é muito fácil de realizar e utilizo estas ervas nas minhas sopas, pratos de peixe, carne ou arroz e massa.

 

Começamos por lavar as ervas (coentros, salsa, cebolinho, manjericão ...) depois de bem lavadas secamos, utilizo um centrifugador para alface e outras verduras.


Depois de secar, cortamos em pedaços bem pequenos.







Depois de cortar as ervas em pedaços bem finos, colocamos em couvettes e enchemos com azeite. Para tal tive uma ajuda muito preciosa ...








Antes de congelar envolvo a couvette em película aderente, e congelo. Quando preciso de um cubo para aromatizar um prato de peixe ou carne ou até mesmo uma sopa, retiro um cubinho e voilá.




Bom apetite!

Carne de porco com molho de especiarias

Para iniciar este ano lembrei-me de realizar esta receita simples e fácil de confeccionar, é um prato que a minha família aprecia bastante e neste dia de frio veio mesmo a calhar.


Ingredientes:

- Carne de Porco alentejana
- Massa de alho
- Massa de pimentão
- 1 colher de chá de pimentão doce
- folha de louro
- Cerveja (q.b)



Realização:

Numa taça pôr a carne de porco e juntar as massas de pimentão e de alho o pimentão doce e a folha de louro, bem como a cerveja. Deixe marinar durante pelo menos 15 minutos.



Entretanto comece a refogar uma cebola em azeite (eu gosto de cozinhar com azeite, mas se preferir margarina ou óleo podem utilizar, isto é ao vosso gosto).
Como tinha cebola roxa utilizei-a.


Quando a cebola começar a ficar dourada juntamos a carne sem a marinada.


Deixar a carne tomar cor e juntamos de seguida a marinada.

Deixei estufar durante 30 minutos e servi com um arroz de tomilho.

Bom Apetite!!

Bem-vindo ao meu Blogue

Bem-vindo ao meu blogue "Entre Garfos e Colheres", neste blogue vou apresentar receitas simples, outras sofisticadas mas para todo os gostos e carteiras.

Espero que gostem. Enjoy!!