sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Robalos assados com batatinhas e salada de tomate




Estava com vontade de comer um peixe assado, e claro utilizar o meu novo forno, para tal lembrei-me de uns robalos com umas batatinhas assadas.
Os robalos já estavam escalados, o que me facilitou muito a vida.

Ingredientes:

- 2 robalos médios escalados
- batatas para assar
-azeite
- tomilho fresco
-2 limões
- 4 dentes de alho
- sal aromatizado com limão (q.b)

- tomate
-vinagre
-sal aromatizado
-azeite.

Preparação: 

O peixe já vinha preparado da peixaria, já tinha parte do trabalho adiantado.
Forrei um tabuleiro com folha de alumínio, desta maneira o peixe não fica agarrado ao tabuleiro.
Coloquei os peixes com a pele virada para baixo e juntei uma hastes de  tomilho fresco, alho, limão ás rodelas e azeite, muito azeite (gosto muito do peixe assado com azeite).


No final juntei as batatinhas que já tinham sido pré-cozinhadas e leva-se ao forno 20 minutos (o peixe não leve muito tempo para cozinhar).

Entretanto iniciei a salada de tomate para tal fervi água na qual coloquei  o tomate durante 10 segundos, no fim retira-se a pele e corta-se em fatias médias.



 Coloquei o tomate partido em cubo numa saladeira, aromatizei com azeite, sal e um pouco de vinagre de figo.










Bom apetite!


Manteiga aromatizada com alho e salsa.

Hoje foi um dia bem preenchido, consulta no dentista, uma reunião de pais, enfim o dia a dia de uma mãe. Mas tive tempo para me dedicar á cozinha e propus-me fazer uma deliciosa manteiga aromatizada com alho e salsa (para iniciar o nosso jantar).
A receita é do livro base da Bimby.


Ingredientes

- 2 pacotes de natas (teor de gordura mínima de 30%) bem frescas (pus os pacotes 20 minutos no congelador antes de utilizar).
- Salsa a gosto 
- Meio dente de alho
- Sal

Preparação

Coloque as natas bem frescas no copo da Bimby e programa 6 Min., Vel 7. No final do tempo o soro deverá estar separado da gordura, se não acontecer programa mais algum tempo até que isso aconteça.
Quando verificar que o soro já se separou acrescente a metade do alho e a salsa, e programa mais 1 minuto na Velocidade 7.
Retire, coloque a manteiga no cesto e lave muito cuidadosamente com água até que a água saia limpa. 
Com papel absorvente retire o excesso de água, junte o sal e enrole-a em película aderente (opcional) ou se preferir coloque a manteiga num pequeno recipiente.

Bom apetite!