sábado, 15 de março de 2014

Bolo de aniversário - 13 anos da Miriam


























No passado dia 5 de Março a minha filha mais velha completou 13 anos, parece que foi ontem que nasceu. Os anos passam a correr e eu a ficar mais velha, quem tem filhos sabe do que estou a falar!
Somos uma família pequena, para ser mais concreta uma família constituída de mulheres, pois o meu pai já faleceu e marido não tenho (cada um segui o seu caminho).
Para comemorar o dia de anos decidi fazer um bolo recheado de iogurte e pêssegos em calda, fica um bolo bem fresco e ao gosto cá de casa.
A massa do bolo é bem simples um pão de ló, muito fácil de realizar e fica sempre muito bem.
O recheio é constituído por iogurte grego e queijo mascarpone, substituo das natas que tanto engordam.

Ingredientes:

- 6 ovos
- o mesmo peso dos ovos em açúcar (eu coloco sempre um pouco menos) [+/- 200 gr]
- metade do peso dos ovos em farinha [+/- 100 gr)
- manteiga para untar a forma

Para o recheio
- uma embalagem de queijo mascarpone
- 3 copos de iogurte grego natural
- 2 colheres de açúcar em pó

Para a decoração
- Kit-Kat

Preparação

Bater as claras em castelo bem firme (eu coloco sempre umas pedrinhas de sal). Bater as gemas com o açúcar até formar uma massa consistente, adicionar aos poucos a farinha e continue a bater até a farinha acabar. Por fim adicione as claras de ovos ao preparado de gemas e açúcar, até obter uma massa homogénea. 

Deitar o conteúdo numa forma previamente untada e polvilhada com farinha, levar ao forno bem quente durante 40 minutos. Deixe arrefecer. Quando estiver frio, abra o bolo ao meio e regue com a calda dos pêssegos as duas fatias de bolo. Reserve
Para preparar o recheio, misture o queijo mascarpone, os iogurtes grego e as duas colheres de açúcar, bata até a mistura ficar homogénea.

Abre o bolo ao meio, e proceda ao recheio começando com uma camada da mistura de iogurte e queijo, a fruta laminada e mais um pouco de recheio. Tape com a outra fatia de bolo e proceda à cobertura do bolo com o restante creme de iogurte e queijo.
À volta do bolo coloque os kit-kat ou decore a gosto. Sirva fresco.

Bom apetite!