domingo, 30 de novembro de 2014

Bacalhau à Zé do Pipo





















































O bacalhau é um ingrediente muito versátil pois existem 1001 receitas, aqui em casa todos gostamos muito de bacalhau em todas as suas formas, bacalhau com broa, à braz, cozido etc.
A receita de hoje é à Zé do Pipo, muito simples de fazer e bem saboroso.

Ingredientes:

- 3 lombos de bacalhau demolhado
- 1 kg de batatas
- 750 ml  de leite + leite q.b (para o puré)
- 50 gr de manteiga
- 1 cebola
- 2 folhas de louro
- 2 dentes de alho
- azeite (q,b)
- 1 pimento vermelho
- 2 ovos
- maionese
- sal e pimenta (q.b)

Preparação:

Coza as batatas em água e sal, escorra-as a puré e junte a manteiga e leve a lume brando, acrescente aos poucos o leite quente mexendo sempre, tempere com pimenta e noz de moscada e reserve.
Ferve o litro de leite ao qual juntou alguns grãos de pimenta, deixe ferver e quando estiver já a ferver desligue o lume e junte as postas de bacalhau com a pele virada para cima deixe repousar.


Faça agora o refogado com a cebola e o pimento vermelho, numa frigideira junte um pouco de azeite deixe aquecer e adicione a folha de louro, a cebola cortada em rodelas finas e o pimento laminado, deixe refogar.




Ao puré de batata junte as 2 gemas de ovo, mexa e adicione as claras batidas em castelo, reserve.





















































Num prato de ir ao forno disponha a cebola e o pimento (sem as folhas de louro) por cima o bacalhau lascado (retire a pele e espinhas) e de lado coloque o puré de batata.
Por cima do bacalhau cubra com uma camada de maionese, leve ao forno a gratinar e sirva quente acompanhado de uma salada.










Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário